segunda-feira, 6 de julho de 2015

O QUE É FUNDAMENTAL SABER SOBRE PERFUMES?

Acho que não existe uma única pessoa que não tenha um perfume, colônia ou qualquer coisa do tipo. Todo mundo, seja homem ou mulher, gosta de sair de casa perfumado, com aquele cheiro marcante. Basicamente, existem três tipos de notas: de saída, do coração e de fundo. Vamos entender cada uma delas para tomar a melhor decisão.

  • Notas de Saída: são as mais leves, duram menos na pele, mas, geralmente, são aquelas que determinam se devemos ou não comprar um perfume, a compra baseada nas notas de saída são impulsivas. As mais comuns são as cítricas (limão, laranja e etc.), também, podem ocorrer notas de saída herbais (camomila, erva-doce, menta, alecrim e etc.).
  • Notas de Coração: são também conhecidas como de "corpo". Essas são normalmente, frutais e florais. Essas notas são as mais importantes na hora de comprar o seu perfume, visto que são aquelas que permanecem mais tempo na pele e, dão de fato, personalidade e estilo ao seu perfume. As mais comuns frutais são (framboesa, pêssego, morango e etc), não é muito utilizado as frutas cítricas em notas de coração. Outras bem comuns, são as florais (rosa, orquídea, jasmim e etc.). Pode haver, ainda,  uma combinação floral-frutal.
  • Notas de Fundo: também são conhecidas como notas de "base", são as últimas a evaporar, pois, tem  mais "peso". Podem ser de especiarias (noz-moscada, cravo, canela, gengibre e etc.), de madeira (cedro, cerejeira, pinho e etc.), também são bastante utilizados, café, couro, incenso, musk, âmbar, baunilha, caramelo e até mesmo, couro (mais em perfumes masculinos).

De onde tirei esta fototem um artigo legal
clica aqui

DICAS PARA FAZER A COMPRA CERTA:

  • Não compre o perfume na hora da prova. Prove o perfume e saia para fazer outras coisas. Desse modo você não será sugestionada pelas notas de saída e, perceberá melhor as de corpo e as fundo. Bem como, a durabilidade em sua pele;
  • Nem sempre aquele perfume que ficou maravilhoso no "outro", vai ficar legal na gente. Isso é mais comum acontecer com mulheres. Por isso, provar é indispensável e, nem sempre o mais caro é o melhor para você;
  • Até o tipo de pele e a cor podem influenciar no resultado e na durabilidade do perfume; 

PS:. Há diferenças marcantes entre perfume, colônia, splash... Logo eu farei um post ilustrado com os exemplos tanto masculinos e femininos. Aguardem... É apenas a primeira parte.


Gláucya Regina F. M. Trentim
Um beijo e um queijo!